Projeto GoT — Matando Saudade

Padrão

GoT I(imagem via BagoGames)

Vocês já sentiram necessidade de mais? Preciso ler mais sobre essa história? Preciso conhecer mais esse personagem? Eu simplesmente preciso de mais! No entanto, nem sempre temos a possibilidade de suprir nossas necessidades (e carências) literárias. Desde o começo dessa nova temporada de Game of Thrones eu tenho sentido essa urgência de ir além daquilo que eu já tinha. Sempre depois de cada episódio eu vou ler comentários em fóruns e confabular teorias, mas de fato ainda não tinha lido os livros.

Agora essa necessidade se tornou irredutível, mesmo lendo postagens, conversando sobre a trama e vendo as fotos de todos os atores em suas redes sociais. Então decidi que era o momento certo para eu dar um passo para trás, na verdade 5 passos, e começar a leitura de toda a saga desde o seu princípio. Depois de comprar o primeiro volume, fui contar para meu irmãozinho sobre meu novo projeto e ele fez uma pergunta típica de um não leitor:

— Mas você vai conseguir ler um livro que você já sabe a história?

Bem, para começar não sei exatamente a história, já que a série diverge em vários pontos dos livros. E segundo lugar, se eu tivesse esse problema não teria lido On The Road do Kerouac 5 vezes ou Harry Potter duas.

Prometi para mim mesma que só leria 50 páginas por dia, dessa forma daria continuidade a outras leituras do blog. Mas não deu muito certo, já que na primeira vez que sentei para ler fui até a página 150. Gente, vale muito a pena! Deixo aqui minhas primeiras impressões:

  1. Foi muito bom voltar a saber sobre o Robb Stark, eu amo esse personagem e adorei interagir mais com ele.
  2. Na série sabemos que Jon e Arya eram próximos, mas não tão unidos como são nos livros, foi uma delícia ler sobre a interação deles.
  3. As lembranças de Ned em relação a guerra e aos parentes já falecidos. Ele vive remoendo o passado e acredito que é através de suas lembranças que saberei mais sobre os membros da família que estão mortos.
  4. A descrição real de cada personagem. Não que o elenco não tenha sido perfeito e não atue com maestria, mas a aparência deles no livro importa muito para correlacionar famílias e parentes, um bom exemplo disso é Tyrion, o anão.
  5. Entender como os nortenhos sobrevivem ao frio intenso. Foi fundamental para minha compreensão saber que Winterfell foi construído por cima de águas termais e que, por exemplo, por dentro das paredes do quarto de Catelyn corriam águas quentes e por isso o aposento dela era um refúgio do frio das neves de verão.

Só que nem tudo são flores e algumas coisas me chatearam na edição que comprei. Pensei que um livro tão amplamente divulgado e conhecido, traduzido há algum tempo e já na 4º edição (pelo menos no meu exemplar) ainda teria tantos errinhos de tradução e digitação. Para mim foi tão claro em português que uma fala do Tyrion estava com erro de tradução que peguei a edição em inglês da minha mãe para conferir e eu estava certa; e sinceramente essa fala fica muito sem sentido do jeito que ela está na nossa língua. Enfim, nada disso estraga a história, que é fantástica mesmo para quem já viu a série, mas chateiam aqueles leitores mais sensíveis, principalmente aos que trabalham ou sempre sonharam em trabalhar no mercado editorial.

Anúncios

»

  1. Olá, não tenho nenhum interesse nos livros ou na série de TV. Até tentei acompanhar uma vez, mas não consegui ir adiante. De qualquer maneira, adorei sua postagem e me sinto da mesma forma com outras séries que eu acompanho.
    Beijos, Fer

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi, acho que você é a primeira pessoa que cita os erros de tradução e digitação e realmente, é um pouco incabível que isso aconteça com uma obra tão popular. Ainda não conheço esta trama, mas tenho bastante curiosidade.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi,tudo bem?
    Eu li os livros bem antes da série de tv sair (não tão antes assim, um ano antes no máximo) e sou apaixonada por ela. Também adoro a série mas não a assisto regularmente desde a terceira temporada. Acredito que mesmo tendo visto os episódios a leitura dos livros será uma exeriência totalmente diferente pra você já nada é exatamente igual.
    é realmente uma lástima essa questão dos erros, ainda mais de um livro que já é vendido há tempos por aqui.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Seu irmãozinho é um sábio! ahahahah
    E jura que a leitura está fluindo pra você apesar de você saber o que acontece?
    Eu comecei a ler o primeiro livro assim que terminei de assistir a terceira temporada, e a leitura não flui de jeito nenhum.
    Há sim coisas que não são abordadas na série, mas é compreensível. visto que a história e enorme, mas as coisas mais pertinentes estão lá, praticamente iguais, e isso me deu uma bela desanimada!
    Pretendo terminar, mas vou demorar! hahaha

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá!
    Não assisto ao seriado, mas tenho todos os livros em casa, só falta coragem.
    Lembro que uma vez comecei a ler e fiquei uns 10 minutos e não tinha passado da primeira página. Na verdade, tenho preguiça de ler esses livros, pois são enormes.
    Entretanto, não posso deixar de dizer que suas impressões me deixaram curiosas.
    Quem sabe eu não pegue e leia um capítulo por dia? Acho que um dia termino rs.
    Que triste a edição conter erros, não lembro de ter visto, mas li só uma página rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oi!
    Eu AMO a série de TV, e tenho todos os livros aqui em casa porque meu marido leu, mas vou confessar que não tenho muita paciência para os livros hahahaha.
    Demorei quase 2 meses pra ler o primeiro, e mesmo assim nem lembro de nada do que li, acho que passei muito por cima só para terminar rápido. Mas mesmo assim as partes da Daenerys eu lembro tudo hahaha, era o melhor POV na minha opinião.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Olá!
    Não tenho interesse me ler essa série, mas comecei a ver o seriado. Ainda estou na primeira temporada, mas já estou amando os personagens e o enredo. Para quem já acompanha a tempos é horrível ter que esperar a cada episódio. Espero conseguir acompanhar a temporada que estpa dando para ficar junto com todos os amantes de GOT.
    Adorei o seu post.
    Beijinhos!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Oie Mariana, tudo bom? Amei seu post!! Eu li A Guerra dos Tronos em 2012/13, não lembro muito bem, e adorei (apesar de ter passado um mês lendo!!!) eu ainda não terminei A Fúria dos Reis, o que é uma grande vergonha para mim; e mesmo querendo muuuito maratonar a série eu sinto que preciso ler o livro antes, já que está aqui abandonado, o coitado hahaha. Espero que seu projeto dê super certo e você continue se encantando com a leitura!!!
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  9. Oie Mariana, tudo bom???

    Eu assistia a série, mas parei… agora preciso voltar a acompanhar.
    Eu concordo com seu irmão, eu também achava que não conseguiria reler livros, mas tem duas autoras que eu sempre releio quando estou travada, e nenhum livro parece bom.
    Mas é bem diferente um livro da série, porque a série não aborda todos os detalhes que o livro é capaz de expressar, ainda mais uma historia como essa cheia de coisas nas entrelinhas!

    =)

    Curtir

  10. Oie, eu li todos os livros há um tempinho, tanto que quando começou a série dei uma relida em alguns capítulos pra relembrar algumas tramas. Não digo que é o melhor livro da minha vida, mas tá entre os melhores. A escrita dele é fantástica, e o fato de nunca sabermos que vai ou não permanecer vivo, por mais que muitas vezes tenha me deixado triste, me conquistou. Erros, infelizmente é muito raro não encontrar nenhum. às vezes chego a ter vontade de me candidatar pra ser revisora…

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    Curtido por 1 pessoa

  11. Oie.
    Menina eu li os dois primeiros livros e pretendo fazer maratona da série com uma amiga nessas férias e só posso dizer que GoT é sensacional, eu empaquei no terceiro livro, pois ele é um tijolo enooooorme e sinceramente nem tenho tempo para leituras dessa que nem mesmo são de parceria, mas recomendo bastante para quem curte, vejo poucas pessoas não gostando dessa trama.
    Bjokas

    Curtido por 1 pessoa

  12. Olá.
    GoT é uma ótima série mesmo e acredito que ler e assistir não atrapalhe, pois são semelhantes, mas nunca idênticas não?
    Bjs e que bom que está gostando, para mim foi uma leitura meio arrastada que moderei com outro livro ao lado.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s