Um mundo sem Sherlock Holmes

Padrão

Post feito em parceria com o blog Literasutra.

Se eu tivesse que descrever o livro em uma palavra seria “reviravolta”. O que não é nada de novo em se tratando de um livro policial. Mas é que a reviravolta ultrapassou a metalinguagem e veio até mim, que começou a ler Moriarty achando o livro bobo e que com certeza já tinha lido inúmeros livros de mistérios melhores. Só que a história realmente me surpreendeu e acabou sendo diferente e muito boa. Não estou comparando o autor com os mestres do gênero, mas não fica tão aquém.

Então, Sherlock Holmes morreu e agora o que acontece? Criminosos esbanjam confiança na ausência do inspetor, a polícia não sabe nem por onde começar e outros investigadores passam a se dividir em dois grupos: os que acham a morte de Holmes uma chance para brilhar e aqueles que pensam na perda total; da pessoa que ele era e de suas visões brilhantes sobre um fato.

A história em si é muito palpável, o personagem que nos conta os acontecimentos, Chase, muitas vezes não percebe uma pista que está quase ganhando vida para gritar “estou aqui! Leia-me”. O que provavelmente seria eu na cena de uma investigação, -constantemente vou na cozinha e esqueço o que fui fazer – creio que eu perderia o foco rapidamente.

Só que (ainda bem!) as investigações não dependem somente desse personagem. Temos o inspetor da Scotland Yard, Sr. Jones. Ele ocupa a lacuna vazia que Holmes deixou. Mas não, ele não é nenhuma aberração da natureza que sabe a sua altura pelas pegadas que você fez na grama. Na verdade, Jones é admirador do famoso consultor e já foi várias vezes menosprezado em relatos de Watson. Com o ego muito ferido por ter deixado escapar tantas pistas elementares, o novo inspetor em cena aproveita um momento de forçada reclusão e estuda minuciosamente todo o material já publicado por Holmes. Além disso, sempre recorre aos escritos do ídolo em momentos de dúvida. Assim, ele passa a exercer a função de observador extraordinário, deixando para Chase o papel de idiota que não reparou o que era óbvio. (Para falar a verdade, em alguns momentos até eu percebi antes de Chase o que acontecia).

A obra flui, não cansa e mantém o leitor curioso. Comecei a minha leitura e quando percebi já estava na metade e o sol nascendo. Foi uma experiência ótima terminar adorando um livro que comecei desdenhando do texto!

Anúncios

»

  1. Olá!!

    Não tinha visto esse livro ainda, achei a premissa interessante, mas não é exatamente o que gosto de ler. Pouco conheço do Holmes, então não sei se eu entenderia bem a trama.
    A capa não posso negar que é bonita e chama minha atenção. Gosto de livros policiais, e se você foi surpreendida, deve valer a pena!

    Bjus
    http://www.fundofalso.com

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá.
    Fiquei interessada no livro só de ler o título, acho o Moriarty fascinante, (se bem que só passei a dar atenção a ele como os filmes novo) porque o Homes é sobrenatural e um cara para ser esse rival, tinha que ser muuuuito bom, é claro que eu vou pegar ele para ler assim que puder.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas não fiquei muito curiosa para ler *-* O gênero policial é um dos poucos que eu não curto muito, então raramente um livro do gênero me chama a atenção. Fico feliz que você tenha curtido a história, é tão bom quando um livro consegue prender a gente de forma que nem percebemos as horas passando, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-arwen.html

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Mary!

    Esse livro me chamou muito mais a atenção pela capa do que pelo conteúdo em si, pois apesar de gostar muito do personagem Sherlock e todo o mundo que o cerca, não me interessei por esses.
    Mas espero que no final eu possa apreciar tanto quanto você 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  5. Hello 🙂

    Confesso que nunca li nada do Holmes, embora tenha uns dois exemplares na estante (minha mãe que adora, então ela lê e guarda na minha estante) e a única coisa que comecei a ler e que chega perto é O Jovem Sherlock Holmes e eu larguei porque não rolou. Mas gostei da resenha e se algum dia eu vier a “desempacar” meus livros do investigador, com certeza darei uma chance para este livro.

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    http://www.cantinhocult.com

    Curtido por 1 pessoa

  6. Nossa que máximo, colocar um personagem tão famosos na história de maneira tão inusitada.
    Gostei dessa vertente dos dois grupos, afinal normalmente a vida é assim e quase todas as situações, sempre tem um lado que quer se aproveitar da situação de alguma maneira.
    Parece se tratar de um livro muito bom, adoro essa ideia de ler e nem perceber que o seu final está chegando.

    http://www.facesdeumacapa.com.br

    Curtir

  7. Nossa que máximo, colocar um personagem tão famosos na história de maneira tão inusitada.
    Gostei dessa vertente dos dois grupos, afinal normalmente a vida é assim e quase todas as situações, sempre tem um lado que quer se aproveitar da situação de alguma maneira.
    Parece se tratar de um livro muito bom, adoro essa ideia de ler e nem perceber que o seu final está chegando.

    http://www.facesdeumacapa.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  8. Adoro Sherlock Holmes, como assim ele morreu?! Rsrs
    Achei a hiato curiosa rsrs. Até porque imagino outros detetives tentando brilhar oy desvendar outros mistérios no lugar dele. Quase impossível. Elementar meu caro. Rsrs
    Você fez uma resenha que deixou um gostinho de quero mais conhecer sobre esse livro.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    Curtido por 1 pessoa

  9. Olá, eu nunca li nada com o Sherlock, mas assisti aos filmes. Acredito que por ter visto alguns filmes eu nunca tenha procurado ler nada. Esse gênero literário é o meu preferido mas o livro não me chama atenção ou me desperta um enorme interesse, fiquei curiosa pelas suas impressões sobre a obra, da maneira como você falou do livro dá a impressão de ser uma boa história e que de fato, se perca nas horas, mas não sei se leria, provavelmente sim, por gostar do gênero e pra matar a curiosidade.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Olá!

    Sempre é bom quando o livro nos surpreende, né? Já li algumas resenhas dele e quero inclui-lo na minha lista, já que quero aproveitar esse momento que estou lendo muitos mistérios. Obrigada pela dica 🙂

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

  11. Oi!
    Eu vi esse livro a pouco tempo, e todos os fãs de Sherlock estão se surpreendendo, pois não esperavam que o livro fosse tão bom, mesmo o inspetor ‘novo’ deixando passar alguns detalhes que a gente consegue perceber de cara.
    Livros investigativos não são muito a minha praia, mas quem sabe eu me aventura mais neles um dia ^^

    http://www.gordinhaassumida.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  12. Nanaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ❤
    Amei a capa desse livro! Mas, sinceramente, não sei se leria, sou muito fascinada pela figura do Holmes e acho que em qualquer história que o contexto tenha a ver com ele, mas sem ele, vai me deixar em clima de luto. Mas gostei da ironia que o principal de Moriarty é um lerdo que não repara nas pistas, com certeza ia rir muito da cara dele.

    http://www.ummetroemeiodelivros.com

    Curtido por 1 pessoa

  13. Oi, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, e te confesso que a premissa dele não me atrai muito. Mas, de qualquer forma, eu vou anotar a sua dica e se surgir a oportunidade eu leio. Quem sabe me bate a curiosidade de conhecer a história, eu posso me surpreender. Sempre dou uma chance aos livros, mesmo que não me sejam tão atrativo aos meus olhos. Afinal, todo livro merece ser lido, eles nunca são uma perda de tempo! 😉 Um ponto motivador, foi saber que a trama flui muito bem, e não tem nada melhor do que se sentir envolvida por uma leitura.

    Parabéns pela resenha e pela dica!

    Dai
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    Curtido por 1 pessoa

  14. Oi, flor!
    Gostei muito de saber que esse livro manteve a qualidade das investigações da Scotland Yard. Eu adoro Sherlock Holmes e acho que foram felizes em colocar um detetive que se mantém inspirado por ele, mas continua e mostra que mesmo um grande mestre do raciocínio investigativo, quando ausente, não muda o fato de que “a vida segue”. Enfim, pretendo ler! Sua resenha foi bastante convidativa.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

  15. vi umas opiniões bem diferentes com relação a esse livro, alguns dizem que é maravilhoso, outros falaram que o livro é bem mal desenvolvido… bem, eu curto Holmes e Conan Doyle, mas só lendo mesmo pra saber se essa obra vai fazer jus ao personagem e autor… que bom que pra vc a trama valeu muito a pena, eu adoro ‘não dar nada pelo livro’ e ele me surpreender…
    bjs

    Curtido por 1 pessoa

  16. Olá!

    Nunca li nenhum livro da série Sherlock Holmes, e não sei o que esperar deste novo livro. Já tinha visto sua capa, mas nunca li uma resenha do livro, essa é a primeira, e mesmo que nada tenha chamado minha atenção na estória, eu poderia vir a fazer a leitura, por se tratar de um livro policial/suspense e gosto bastante desse gênero.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com/

    Curtido por 1 pessoa

  17. Coisa boa é pegar um livro, nem sentir as páginas passando e descobrir que já foi mais da metade… imaginei sua reação ao ver o sol raiando e você lendo… Só essa fluidez me deu vontade de ler. Espero conferir em breve!
    beijos

    Curtido por 1 pessoa

  18. Oie!
    COnfesso que fui surpreendida com esse livro, e fiquei presa a investigação do começo ao fim. E para mim, o final foi uma grande surpresa! Não imaginava como seria o final, e gostei muito de como o autor encerrou o volume. E quanto a edição, eu gostei muito da capa, principalmente por ser azul, que adoro. Uma ótima dica, para quem gosta de livros de investigação.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    Curtido por 1 pessoa

  19. Eu não imagino um mundo sem Sherlock, ainda mais que sou fã! HAHAHA. Quero esse livro, fiquei bem curiosa a respeito. Sua resenha está muito boa.
    Pelo que li dos comentários o final parece ser surpreendente e gosto disso mesmo.

    Curtido por 1 pessoa

  20. Oi Mariana, sua linda, tudo bem
    É tão bom quando isso acontece. Eu geralmente não leio sinopses, então, quando pego um livro para ler já até esqueci das resenhas e divulgações que vi pela blogosfera. E, de repente, um livro me surpreende assim. Eu sou fã de Sherlock Holmes, acho que ficaria triste de ler uma história com ele ausente, mas pelo visto, é uma delícia e distrai a gente que quando vê já acabou. Por isso vou anotar a sua dica. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  21. Olá!!

    Toda vez que vejo resenha para alguma obra Sherlock eu tenho medo de que seja cansativa sabe? Ainda bem que você já avisou que não acontece.
    Gosto quando os livros tratam dessa tematica de uma maneira leve e fluida 🙂
    A sua resenha está bem escrita e sucinta 😀
    Ps: Eu nunca leio sinopses, adoro ser surpreendida!

    Beijinhos Ana

    Curtido por 1 pessoa

  22. Oi, tudo bem?
    Eu já conhecia esse livro e a cada comentário sobre o mesmo fico com mais vontade de ler. Acho a a capa um arraso e espero fazer a leitura o quanto antes.
    Acredito que vou gostar da narrativa, mas só lendo para saber. Muito bom saber que a narrativa é fluida.

    Beijos
    Leitora Sempre

    Curtido por 1 pessoa

  23. oi,
    Nossa, não conhecia, e olha eu não dei muito no início, assim como tu achei que não seria isso tudo, mas tua resenha mostrou o contrário e agora eu fiquei bem curiosa para ler!!!!

    parabéns pela resenha

    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  24. Oiie, tudo bom?

    Ainda não conhecia o livro, mas adorei a capa, adoro azul e isso me encanta. Gostei também do livro, mas ainda por ter detetives haha isso me encanta. É bom quando a gente se surpreende com o livro né? Isso deixa tudo com um ar melhor, e quando a gente lê e nem vê o tempo passar, isso é bom demais. Parabéns pela sua resenha.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    Curtir

  25. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas pela tua resenha percebi que a história é muito parecida com o enredo do último episódio da segunda temporada da série Sherlock. Gostei muito do enredo e, como sou louca por qualquer coisa que tenha a ver com Sherlock, irei colocar o livro na minha listas de desejados.

    Beijos!

    Books and Movies
    http://www.booksandmovies.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  26. Recebi esse livro para fazer resenha e foi muito bom saber que a leitura flui e que a história é fácil e leve.
    É interessante como sempre tem um investigador bobinho e um mais inteligente. Bom que nos divertimos com isso.
    Amei a resenha. Vou ler mais empolgada!

    Curtido por 1 pessoa

  27. Bem legal esse livro. Realmente um livro de investigação que tem o foco na resolução de crimes pós Sherlock é um tanto curioso. Como suprir a lacuna deixada por um investigador tão “perfeito”? Mas a estratégia que parece ter sido utilizada foi um tanto interessante e achei curiosamente agradável.
    Conchego das Letras

    Curtido por 1 pessoa

  28. Oi,

    Eu estou ansiosa para ler este livro.Como será a vida de Londres sem Sherlock Holmes? Não resisti e já comprei pelo Kindle. Sua resenha ficou linda. Parabéns.

    Beijos
    Jucimara Pauda
    LIvro sem frescura

    Curtido por 1 pessoa

  29. O começo também me pareceu que o livro não prometia nada…. e eu também percebi algumas coisas antes do Chase, inclusive no começo antecipei algumas coisas que viriam… adorei o livro e fiquei super feliz em ter ele em minha lista de lidos. Conheço Holmes só das adaptações e esse livro me deixou pensando que será incrível ler um livro do Doyle…
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s